Desfile Cívico em Taboão da Serra celebra a Independência com o tema Equidade
A Rua Antônio de Oliveira Salazar, no Jardim São Salvador, foi palco do tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil. Com o tema “Equidade”, o evento reuniu moradores e autoridades e se transformou em um verdadeiro espetáculo de cores, criatividade e reflexão sobre a importância da igualdade social.
As EMEB’S, PACS, além das secretarias municipais, participaram com desfiles criativos e temáticos. O evento contou também com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM), do Corpo de Bombeiros e com a apresentação de fanfarras convidadas de outras cidades, que deram ainda mais brilho ao ato cívico.
Dentro do tema principal, as unidades escolares desenvolveram a proposta “Raízes para o futuro: Redução das Desigualdades Sociais”. Para a apresentação, as escolas foram divididas em seis grandes eixos: Raízes Históricas da Cidade, A Educação como Chave da Transformação, Justiça Social e Direitos Humanos, Cultura, Identidade e Resistência, Futuro e Sustentabilidade e Taboão da Serra – Uma Cidade em Movimento.
Entre as novidades do desfile de 2025 estiveram o trajeto menor do desfile, a participação de escolas e fanfarras convidadas de outras cidades. Além das arquibancadas instaladas ao longo da avenida e a participação de várias secretárias municipais, além da tradicional participação das escolas e da Guarda Civil Municipal.
Entre os pontos altos do desfile estiveram as participações das secretarias de Manutenção, cuja empolgação dos varredores e profissionais que atuam na manutenção elevou o ânimo de todos e a empolgante apresentação da escola Ester Cordeiro que pôs o público e autoridades para cantar.
O prefeito Engenheiro Daniel avaliou que o fato do 7 de setembro cair domingo foi um desafio, já que todos estavam habituados com o desfile na avenida Fernando Fernandes, mas por conta da feira de domingo o evento foi realizado na rua Antônio de Oliveira Salazar.
“Inicialmente gerou uma dúvida se a gente cancelava a feira ou mudava o local. Decidimos trazer o desfile para a Antônio de Oliveira Salazar e foi um sucesso. Estou muito feliz e acredito que daqui pra frente o desfile vai ser aqui. Particularmente, eu gostei muito do local. Tem vários bolsões, o acesso é fácil e a gente pode instalar arquibancadas”, observou o prefeito, explicando que a decisão final sobre o local do desfile caberá à população.
O prefeito descartou que o desfile possa ser realizado no Arena Multiuso em função das dificuldades de acesso que o local apresenta.
O secretário de Educação Luciano Barbosa disse estar muito feliz com a realização do Desfile Cívico, o 1º realizado na sua gestão. “Estou muito feliz com o resultado, pela facilidade das pessoas desfilarem, a acomodação do público e participação das pessoas. Para mim o resultado foi muito positivo”, avaliou.
O desfile também reuniu vereadores, secretários municipais e diversas autoridades da cidade, que prestigiaram as apresentações e destacaram a relevância do evento para a valorização da cidadania.
Mariana Félix